quarta-feira, 27 de junho de 2012

Entrevista de emprego, perguntas e respostas

Quando tem de se submeter a uma entrevista de emprego são lhe colocadas algumas perguntas-chave ás quais deve estar preparado para responder com bastante segurança e consciência de quem é e de quais são as suas competências, para que no decorrer da entrevista não surja o tão inconveniente nervosismo ou insegurança que irão automaticamente reduzir as suas probabilidades de sucesso na entrevista de emprego. Veja também o artigo Entrevista de emprego, obtenha um impacto positivo para aprimorar a sua postura numa entrevista de emprego.
  1. Fale-nos sobre si
  2. Quais as suas perspectivas/objectivos a curto e a longo prazo?
  3. O que o levou a enviar o currículo à nossa empresa?
  4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
  5. O que procura em um emprego?
  6. Tem a capacidade de trabalhar sobre pressão e com prazos definidos?
  7. Dê-nos um motivo para o escolhermos a si e não outro candidato?
  8. O que faz no seu tempo livre?
  9. Quais as suas maiores qualidades?
  10. Quais os seus pontos negativos ou defeitos?
  11. Que avaliação faz da última (ou actual) experiência pessoal?
  12. Até hoje quais foram as experiências pessoais que mais lhe deram satisfação?
Com base nestas perguntas é essencial construir respostas que subtilmente e neurologicamente irão criar grande confiança por parte do empregador no cenário e imagem que vamos construir sobre nós mesmos.
Cada resposta deve ser inteligentemente criada de forma a que reúna informação subliminar que contenha dados específicos sobre a nossa forma de estar/ser/trabalhar, para criar ao empregador um desejo inconsciente de o empregar.
Vou de seguida rever as perguntas e criar respostas objectivas mas também com conteúdo subliminar criando sempre um cenário que nos mostre como seremos num grupo de trabalho.

Fale-nos sobre si.

Acima de tudo deve ser honesto, a resposta deve ser rápida, sucinta e acima de tudo como se o trabalho fosse a coisa mais importante na sua vida.
  • Sou uma pessoa sociável com grande facilidade nas relações inter e intra pessoais.
  • Sou bastante paciente.
  • Enorme capacidade de comunicação.
  • Sou um bom ouvinte.
  • Uma excelente capacidade de liderança e entendo a liderança como uma extraordinária oportunidade de crescimento, fazendo de mim uma pessoa fácil de liderar.
  • Para mim o investimento e crescimento pessoal uma das minhas e principais realizações.
  • Sou uma pessoa dinâmica e perfeccionista.

Quais as suas perspectivas/objectivos a curto e a longo prazo?

Tente entender quais são os objectivos da empresa e tente que os seus objectivos se enquadrem um pouco nos objectivos da empresa, especialmente dos objectivos do cargo ao qual se está a propor. As respostas que tenham a ver com “ganhar bem” ou “reformar-se” estão completamente proibidas.

O que o levou a enviar o currículo à nossa empresa?

Estude a empresa antes de ir à entrevista, faça uma demonstração dos seus conhecimentos relativamente à empresa onde se apresenta e o ramo empresarial onde se enquadra. Se tiver alguma dificuldade faça documentos escritos que o ajudem a estruturar o seu estudo sobre o assunto. Mostre-se interessado e sabedor sobre:
  • A actividade da empresa.
  • O posicionamento da empresa é importante para o percurso de qualquer profissional.
  • Informe-se detalhadamente sobre essa empresa e o seu mercado e desenvolva esse conhecimento como uma ferramenta para a sua auto-promoção.

Qual a decisão mais difícil que tomou até hoje?

Esta questão é uma forma de perceber qual a  sua capacidade de agir sobre pressão, de como age quando é confrontado com desafios, dúvidas e qual a sua capacidade de acção tendo em conta as consequências e o resultado das suas decisões. A sua capacidade de análise e de resposta em momentos de tensão reflecte a confiança que tem na sua capacidade de tomar decisões e agir da melhor maneira, no momento certo e obter os melhores resultados.

O que procura num emprego?

Nesta resposta é essencial focar pontos chave que irão ser fundamentais para a sua auto promoção. Mostrar sempre que é importante para si estar em constante evolução e que o crescimento pessoal, o desenvolvimento profissional, novos desafios, envolvimento com novos profissionais, a participação em diferentes projectos ou organizações de sucesso, serão sempre uma enorme realização. E que esta interacção e intercambio pessoal e profissional entre ambas as partes contribuem para a sua evolução enquanto ser e para o crescimento e sucesso da empresa em que estiver inserido.

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Uma empresa busca sempre pessoas dinâmicas e auto-confiantes e que saibam responder positivamente em momentos de desafio, logo responder um “NÃO” significa que está a reduzir as suas hipóteses de ser eleitos para o cargo ao qual se está a candidatar.
É muito importante que demonstre habilidade e agilidade de decisão e acção, pode também ilustrar essa sua habilidade com exemplos de experiências já vivenciadas.

Dê-nos um motivo para o escolhermos a si em vez de outro profissional?

Muitas pessoas sentem dificuldade em evidenciar e falar sobre as suas qualidades, no entanto é muito importante saber destacar o seu potencial e saber valoriza-lo porque significa que tem consciência das suas qualidades. Aqui é onde o empregador vai entender qual a sua consciência sobre si mesmo e qual a sua auto-estima. Neste momento vai ter de “vender” o seu “produto” e para que tal aconteça é essencial que saiba destacar as suas qualidades.
Pode então focar:
  • Quais as suas competências (especialmente as que se enquadram no perfil da função que pretende nesta empresa)
  • O seu perfil profissional (o que se destaca em si como mais valia para a função que se está a candidatar)
  • Que benefícios e lucros poderá a empresa obter com a sua colaboração.

O que faz no seu tempo livre?

Nesta resposta é necessário que seja totalmente sincero, no entanto é importante que tenha a consciência que o tipo de hobbies que faz diz tudo sobre quem é. Se é dinâmico, se gasta o seu tempo com coisas fúteis, se as actividades que faz são didácticas e ajudam no seu desenvolvimento, físico, psíquico e emocional. Sobretudo demonstram não só a sua capacidade de gerir o tempo, quais as suas preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade que tem no relacionamento interpessoal.
Actividades que favorecem o candidato:
  • Cursos de desenvolvimento pessoal (pnl – programação neurolinguistica, gestão de tempo)
  • Yoga (mostra que a pessoa pode ser calma e paciente e se preocupa com o seu bem estar emocional)
  • Desporto (mostra que a pessoa pode ser dinâmica e se preocupa com o seu bem estar físico)
  • Artes, artesanato, artes decorativas (demonstra que a pessoa desenvolve uma sensibilidade emocional e estética, e também demonstra que a pessoa segue os seus sonhos e quer evoluir).
  • Desportos radicais (demonstra que a pessoa gosta de adrenalina e desafios.

Quais são as suas maiores qualidades?

Aqui pode apresentar apenas qualidades que demonstrem de forma positiva a forma como vive a sua vida profissional e como se relaciona no ambiente de trabalho.
  • Dinamismo
  • Empenho.
  • Responsabilidade.
  • Entusiasmo.
  • Criatividade.
  • Persistência.
  • Dedicação.
  • Iniciativa.
  • Competência.
  • Capacidade de liderança.
  • Boa comunicação inter e intra pessoal.

E pontos negativos/defeitos?

Neste ponto é preciso ter muita atenção para não minar o seu caminho na conquista do cargo ao qual se candidatou. Jamais referir aspectos como, desorganizado, desmotivado ou dificuldade em cumprir tarefas. A sua resposta aqui pode ser manipulada a seu favor, assim o truque é transmitir uma resposta partindo de aspectos que normalmente são considerados uma qualidade mas agravando-os de forma a parecer um “defeito”. Ou seja:
  • Ser exigente demais.
  • Ser perfeccionista.
  • Muito auto-crítico.
  • Demasiado persistente.

Que avaliação faz da sua última (ou actual) experiência profissional?

Uma dica extremamente importante, jamais se deve queixar e criticar a empresa ou os seus colaboradores. É muito importante que sejam apresentados aspectos positivos sobre a empresa, ambiente de trabalho, ou o produto/serviço da empresa. Se começar a referir aspectos negativos o entrevistador pode concluir que irá fazer o mesmo posteriormente relativamente a esta empresa. Pode referir que a empresa anterior era uma excelente empresa no entanto você aspira a novos desafios e oportunidades para colocar o seu máximo potencial ao serviço do desenvolvimento de uma empresa bem colocada no mercado e com uma visão de mercado superior.

Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

É importante que seja sincero, no entanto deve justificar bem os motivos. Deve referir as experiências mais recentes e as que se enquadram melhor nos objectivos do cargo ou da empresa.
Seleccionar as experiências que:
  • Proporcionaram grandes desafios e crescimento pessoal e profissional.
  • Representem pontos-chave na ascensão profissional.
  • Façam referência a profissionais ou empresas reconhecidas nessa área de trabalho.
Depois de conhecidas as perguntas-chave possíveis numa entrevista de emprego torna-se muito mais simples obter a confiança necessário para que haja uma demonstração do potencial do candidato como pessoa e como profissional.
Boa sorte e nunca se esqueça, o segredo do sucesso está no conhecimento e preparação. Quanto mais preparado e estruturado tiver mais segurança e naturalidade consegue transmitir na sua entrevista de emprego.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DICAS DE UM BOM ATENDIMENTO

·         O cliente interno
o   Você está se relacionando bem com o cliente interno? Ah, não sabe o que é isso? Cliente interno é o seu colega de trabalho. Atender bem os colegas e outros departamentos da empresa é sua obrigação. Todos trabalham em conjunto para o bem do cliente e sua missão e colaborar para que tudo corra bem.

·         Termine o que começou
o   Um profissional de excelência  é aquele que não deixa seu cliente de lado só porque seu horário chegou ao fim.

·         Simpatia para estabelecer conexão com o cliente
o   Quando você atende o seu cliente com um sorriso no rosto, demonstra simpatia e passa a ideia de que você está muito feliz em atendê-lo. Claro que há exceções. Se o cliente está enfurecido ou se você trabalha em uma funerária, talvez não seja uma boa ideia sorrir. J

·         O telefone tocou, e agora?
o   Puxe a ligação. Pode ser um cliente que precisa ser ajudado ou mesmo uma oportunidade de imprensa. Não custa nada ajudar e o cliente tem que SEMPRE ser atendido.

·         Na hora da raiva – Quando o cliente está insatisfeito e enraivecido ao reclamar da sua empresa, o melhor a fazer é ouvir com atenção, sem contra argumentar. Isso acalma os ânimos e causa uma boa impressão ao cliente, que conterá sua raiva e lhe dará a oportunidade de averiguar o que aconteceu. Deixar o cliente falar e ouvir atentamente é a melhor forma de dizer a ele: “Eu me importo com o seu problema e estou aberto a tentar resolver”.

·         Entender para atender
o   Quais as necessidades do seu cliente? Você é capaz de compreender o que o cliente realmente quer? Atender o cliente é fácil, o difícil é entendê-lo. Digo isto porque grande parte dos profissionais que trabalham no atendimento não é capaz de interpretar a mensagem que o cliente deseja passar.


·          Antecipe os desejos do cliente
o   Muitas vezes o cliente não tem ideia do que precisa. Criar a necessidade e mostrar ao cliente que o produto é útil pra ele é função do marketing. Pesquisa de mercado é importante mas às vezes é preciso antecipar o desejo do cliente. Se Ray Croc (fundador do Mac Donalds) fizesse uma pesquisa de mercado no Brasil, seríamos a maior franquia de arroz e feijão ao invés de consumir hambúrgueres.

·         Marketing one-to-one
o   Invista no relacionamento com o cliente. O marketing one-to-one é a melhor estratégia. Personalize a abordagem do seu cliente. Trace uma estratégia para atender as necessidades dele. A comunicação se torna mais eficaz quando é direcionada. O cliente quer ser único. 

·         A Internet é sua parceira
o   A Internet está aí pra lhe ajudar nas estratégias de marketing. O Twitter, Orkut, Google, Blog, FB e outras ferramentas estão aí para aproximar você do cliente. Nunca foi tão fácil obter informações, conversar com o cliente e analisar a concorrência. O cliente espera que levemos coisas novas, o que o mercado pratica e que ele não viu.

·         Atenção aos detalhes
o    Muitos profissionais pecam por não dar importância aos detalhes.  Um e-mail com erro de português,  falar ao celular durante um almoço com um  executivo, nada passa desapercebido pelo cliente. Cuidado.

·         Por que o cliente deve ser bem atendido?
o   É o cliente que paga seu salário e realiza seus sonhos .Precisa de mais algum motivo para tratá-lo bem? Sem esse tal “cliente” não existiriam empresas, empregos e oportunidades. Reverencie seu cliente! Não fale mal dele pela agência ou para seu colega! Não pega bem. Aliás, não pega bem ser visto como um “reclamão” de tudo.



“Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado”. (Bill Gates)

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. (Winston Churchill)

“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.” (Henry Ford)


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Onde procurar emprego???

Agências de recolocação profissional no Brasil
·         APInfo
·         Across Recursos Humanos
·         Afamar
·         Altrix
·         Arbeiten
·         Banco Nacional de Empregos
·         Bumeran
·         Cass Consulting
·         Catho
·         Click Jobs
·         Curriculum.com.br
·         Curriex
·         CVNet
·         E-lancers
·         Empregos.com.br
·         Emprego Certo
·         Eventos RH
·         Garcez Recursos Humanos
·         Gelre
·         Guia de Empregos
·         Guia RH
·         Hunter Consulting Group
·         IT Job Consulting
·         Job On Line
·         Manager
·         PaRHtner Recursos Humanos
·         Passarelli Consultores
·         Precisa-se.com
·         Principal-Selection
·         RH Info
·         Selectus
·         TI Master
·         Vagas.com.br
·         Vida Executiva
Ofertas de estágios e programas de trainees
·         Companhia de Estágios
·         Companhia de Talentos
·         Dreves
·         Grupo Foco
Intercâmbios e trabalho no exterior
·         AmericaŽs Job Bank
·         Afebrae
·         Anpe
·         Apec
·         Cadres Online
·         Caep Brasil
·         Career
·         Career Builder
·         Career City
·         Career Development Center
·         Central de Intercâmbio
·         Chirac
·         E-cv
·         Google Jobs
·         Iaeste
·         Iapa
·         ICCE
·         Initiatives Emploi
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Concursos públicos
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·         Jornal dos Concursos
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·         Núcleo de Concursos - UFPR
·         Núcleo de Seleção - UEG
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·         Trade Census
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