terça-feira, 25 de setembro de 2012

Siga quatro passos para montar um bom plano de carreira


Todo profissional deve ter os objetivos de sua carreira definidos. Começando pela profissão escolhida, determinar planos, mesmo que de curto prazo, para avaliar o que consegue entregar e o que vai agregar de valor a sua profissão é fundamental.

A diretora em transição de carreira da Right Management, Matilde Berna, diz que um plano de carreira é feito de escolhas. “A cada fase da carreira e da vida existem escolhas que são importantes avaliar. Fazer um plano de carreira é olhar em uma perspectiva e traçar objetivos ao longo do tempo”.

Em que fase da carreira você está?
É preciso avaliar se está começando a carreira ou se está na fase de consolidação, entre os 40 e 45 anos. Fazer um plano de carreira está relacionado ao que te motiva,o que te interessa e o que tem como objetivo.
Segundo Matilde, esses objetivos podem ser delineados todos os anos, ou em uma linha de longo prazo. É preciso analisar em que ponto você está e onde pretende chegar. 'Também é importante conhecer quais suas habilidades, conhecimentos, interesses, o que te motiva efetivamente'.

Ser claro em suas escolhas
De acordo com Matilde, quando você se enxerga, sabe em que momento está, quais habilidades e conhecimentos você carrega, é mais fácil saber onde quer chegar, quais os objetivos: ser gerente?, gestor? presidente? É preciso conhecer o que falta para chegar onde você quer.
Não precisa decidir o que quer ser daqui a 20 ou 30 anos. Ao escolher uma profissão, é preciso prestar atenção no mercado para conhecer que a construção de uma carreira não é simples. “Tem percalços e conquistar os objetivos é um trabalho árduo”.

Olhar para o mercado
“Conhecendo os obstáculos, você traça um plano interessante, mas não irreal”, diz Matilde. Um plano de carreira não é traçado em linha reta. “É uma opção sua escolher a universidade que vai cursar, escolher a atividade que vai fazer, mas você não tem total domínio de onde vai trabalhar e se o mercado vai responder positivamente às suas ações”, destaca Matilde.

Autoconhecimento

O profissional deve buscar conhecimento sobre os significados deste trabalho em sua vida. Quanto de dinheiro quer ganhar, o quanto está disponível em relação ao tempo, a mobilidade. Segundo Matilde tudo isso é investimento financeiro e de tempo.
“O plano de carreira tem que ter clareza de quem é o profissional, das suas habilidade, do que já conhece e com o que tem afinidade. É muito importante olhar para o mercado e ver para onde ele está indo'.
A diretora de carreira ainda enfatiza que quando se fala de sucesso na carreira, não estamos falando apenas de capacidade cognitiva e de habilidades, mas também de ter também boas atitudes, conduta, em qualquer ambiente.
A sua capacidade de lidar com essas relações, com os conflitos e com a pressão é fundamental para ter uma carreira bem sucedida. “Não basta ter somente uma grande capacidade técnica, e sim atitude frente aos problemas”, finaliza.
 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

7 dicas para uma carreira de sucesso

Consultores apontam os principais ingredientes para o alcance dos seus objetivos profissionais.

Por Rômulo Martins
7 dicas para uma carreira de sucessoSucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento de carreira estruturado e estratégico para chegar lá. Ou seja, não existe mágica, mas alguns ingredientes são fundamentais e podem ser determinantes no alcance dos seus objetivos.


1. Tenha paixão pelo que você faz
Não faz sentido optar pelo Emprego (assim mesmo, com E maiúsculo). O que é bom para um executivo de sucesso pode não ser para você. É preciso trabalhar com prazer. “O emprego ideal reúne o que você sabe fazer com o que você gosta de fazer”, afirma a consultora Lia Fonseca, sócia da Volare RH. “Quando você realiza um bom trabalho é bem remunerado por isso.”
2. Tenha clareza dos seus objetivos
Ao menos no médio prazo, é fundamental conhecer claramente os seus objetivos e traçar planos para alcançá-los. Ter objetivo é ter motivação. “É o objetivo quem mobiliza as ações”, diz o consultor Claudio Queiroz, autor de “As competências das pessoas” (DVS Editora).
3. Fique antenado nas tendências e no mundo
O profissional de sucesso deve compreender quais mudanças a economia ou as relações políticas internacionais podem provocar em sua carreira. O movimento de expansão econômica de um país sul-americano, por exemplo, pode indicar a importância do aprendizado da língua espanhola.
4. Seja perseverante
A área com que você se identifica pode não estar em evidência no mercado de trabalho, razão pela qual poderá ter dificuldades de encontrar oportunidades ou levar mais tempo para alavancar a carreira. “O profissional não deve desistir da carreira com que se identifica por causa das dificuldades. Avalie suas finanças e, se for o caso, faça uma opção provisória para, no futuro, alcançar seu real objetivo”, recomenda a consultora Lia Fonseca.
5. Construa uma rede profissional
Ser bem relacionado e lembrado no mundo dos negócios também é condição para o sucesso, diz Lia. Além da troca de informações, a rede de relacionamento profissional pode proporcionar grandes negócios. “Usufrua efetivamente dos cursos e eventos corporativos em sua área de atuação. E não se esqueça de apresentar o seu cartão de visitas”, orienta a consultora.
6. Tenha foco em resultados
Não espere ser promovido para sugerir ideias ou colocá-las em prática. O consultor Claudio Queiroz atesta que o foco em resultados é um dos principais fatores de aceleração da carreira. Por isso a importância de saber qual é o seu melhor talento e onde poderá usá-lo. “Às vezes o profissional não dá muito crédito ao que verdadeiramente sabe fazer de melhor. Mas é descobrindo o seu ponto forte que você vai se destacar”, afirma Queiroz.
7. Escolha um mentor
Identifique quem pode lhe transferir as melhores experiências no universo empresarial. Depois, seja parceiro do seu “mentor”. Queiroz aconselha criar vínculo com um profissional que saiba dar feedback de maneira positiva. “Não adianta pedir conselho a uma pessoa que diz que você está bem, quando na verdade você não está adequado ao ambiente.”

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/7-dicas-para-carreira-de-sucesso.shtm

Um entrevistador também deve respeitar regras e posturas durante uma entrevista de modo a respeitar e preservar um candidato a uma vaga de emprego.

 
Nelson Fukuyama*
Você já reparou como existem tantas recomendações para candidatos sobre cuidados e posturas que eles devem ter na hora de uma entrevista a uma vaga de emprego? Por outro lado, você já reparou que é raro se falar em recomendações e cuidados para os entrevistadores, sobre como eles devem conduzir uma entrevista de um candidato?
Deve ser até por esse motivo que, infelizmente, se ouve ou se lê comentários negativos sobre entrevistadores. Claro que não se pode generalizar. Um ponto positivo que não se pode deixar de dizer é que, felizmente, esses comentários nunca envolvem profissionais de consultoria especializada, e acontecem mais em casos nos quais os executivos da empresa contratante são envolvidos no processo de seleção.
Olhem só o que se ouve de comentários.
Entrevistadores não se preocupam em escolher bem um local para a entrevista. Alguns profissionais costumam agendar entrevistas para praças de alimentação de shopping centers ou em bares, em horário de grande movimentação o que pode de certa forma inibir o candidato diante de olhos e ouvidos de pessoas sentadas na mesa ao lado. Deveria haver um cuidado em agendar um encontro em local mais reservado.
Entrevistadores não cumprem o horário agendado e chegam atrasados ao encontro. Já que pontualidade é um item de etiqueta profissional muito importante em todas as situações porque um entrevistador, que representa uma empresa, não segue à risca e assim causa uma boa impressão no candidato? Assim, o ideal é que o horário seja cumprido. E se a entrevista estiver marcada para o escritório da empresa é conveniente não deixar o candidato esperando, avisando-o com antecedência que irá se atrasar por alguns minutos, e pedindo a alguém que o conduza a algum lugar mais apropriado para aguardar a sua chegada.
Entrevistadores não se desligam das suas atividades normais durante a entrevista. Muitos profissionais deixam seus celulares ou fones de mesa ligados, deixam seus colegas de empresa entrar na sala. Isso cria interrupções da entrevista, muitas vezes provocando uma pausa inoportuna durante a explicação de algum detalhe importante.
O pior dos comentários: além da falta de postura dos entrevistadores, muitas vezes eles parecem não estar preparados para a entrevista. Não sabem fazer perguntas aos candidatos, falam errado, falam gírias e palavrões, parecem que não conhecem a empresa na qual trabalham, o que ela produz, onde ela tem unidades, escritórios, etc.
Pior ainda quando um entrevistador começa a fazer comentários irônicos ou sarcásticos sobre a empresa ou falar mal de seu salário ou colegas de trabalho. Desanimador para o candidato, que surpreso pode até dar alguns conselhos para o entrevistador.
Bom, como se vê, esses exemplos podem revelar uma falha por parte da empresa que está recrutando ao permitir que sejam envolvidos profissionais não preparados ou que não zelam por uma boa imagem da empresa junto aos candidatos.
Já para um candidato, e que pode ser o seu caso, uma falha demonstrada pelo profissional que está conduzindo a entrevista deve ser relevada ao máximo, ou seja, um candidato deve manter sua postura, cumprindo o seu papel, respeitando horários, superando barreiras de interrupções, enfim, evitando se envolver em comentários maldosos contra a empresa, ainda que venha a ser prejudicado durante o processo estando, por exemplo, sujeito a uma eliminação de um processo por falha do entrevistador.

Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/artigos2.asp?id=315

As Melhores Empresas para Você Trabalhar


Elektro é eleita a melhor empresa para trabalhar em 2012


Atacado: Ale Combustíveis Autoindústria: Perkins
Bancos e serviços financeiros: Consórcio Nacional Embracon
Bens de consumo: Moinho Globo Alimentos Construção: Pormade Portas
Eletroeletrônico: Landis+GYR
Energia: Elektro
Farmacêutico: Eurofarma
Indústria diversa: Embraco
Mineração: Sama
Papel e celulose: Embalagens Jaguaré
Químico e petroquímico: Dupont
Serviços: Inec
Serviços de saúde: Laboratório Sabin
Siderurgia e Metalurgia: Gerdau
Tecnologia e computação: Google
Telecomunicações: Cisco
Transporte e logística: MRS Logística
Varejo: Losango
Cooperativa: Unimed Sul Capixaba
Melhores práticas em carreira: Dupont
Melhores práticas em cidadania: Dow
Melhores práticas em desenvolvimento: Volvo
Melhores práticas em estratégia e gestão: Ampla
Melhores práticas em liderança: Embraco
Melhores práticas em remuneração e benefícios: Eurofarma
Melhores práticas em saúde: Philips

Destaque em RH: Telefônica Vivo

Revelação do Ano: Votorantim Metais

Fonte: http://vocesa.abril.com.br/noticias/melhores-empresas-voce-trabalhar-2012-700785.shtml