segunda-feira, 11 de junho de 2012

DICAS DE UM BOM ATENDIMENTO

·         O cliente interno
o   Você está se relacionando bem com o cliente interno? Ah, não sabe o que é isso? Cliente interno é o seu colega de trabalho. Atender bem os colegas e outros departamentos da empresa é sua obrigação. Todos trabalham em conjunto para o bem do cliente e sua missão e colaborar para que tudo corra bem.

·         Termine o que começou
o   Um profissional de excelência  é aquele que não deixa seu cliente de lado só porque seu horário chegou ao fim.

·         Simpatia para estabelecer conexão com o cliente
o   Quando você atende o seu cliente com um sorriso no rosto, demonstra simpatia e passa a ideia de que você está muito feliz em atendê-lo. Claro que há exceções. Se o cliente está enfurecido ou se você trabalha em uma funerária, talvez não seja uma boa ideia sorrir. J

·         O telefone tocou, e agora?
o   Puxe a ligação. Pode ser um cliente que precisa ser ajudado ou mesmo uma oportunidade de imprensa. Não custa nada ajudar e o cliente tem que SEMPRE ser atendido.

·         Na hora da raiva – Quando o cliente está insatisfeito e enraivecido ao reclamar da sua empresa, o melhor a fazer é ouvir com atenção, sem contra argumentar. Isso acalma os ânimos e causa uma boa impressão ao cliente, que conterá sua raiva e lhe dará a oportunidade de averiguar o que aconteceu. Deixar o cliente falar e ouvir atentamente é a melhor forma de dizer a ele: “Eu me importo com o seu problema e estou aberto a tentar resolver”.

·         Entender para atender
o   Quais as necessidades do seu cliente? Você é capaz de compreender o que o cliente realmente quer? Atender o cliente é fácil, o difícil é entendê-lo. Digo isto porque grande parte dos profissionais que trabalham no atendimento não é capaz de interpretar a mensagem que o cliente deseja passar.


·          Antecipe os desejos do cliente
o   Muitas vezes o cliente não tem ideia do que precisa. Criar a necessidade e mostrar ao cliente que o produto é útil pra ele é função do marketing. Pesquisa de mercado é importante mas às vezes é preciso antecipar o desejo do cliente. Se Ray Croc (fundador do Mac Donalds) fizesse uma pesquisa de mercado no Brasil, seríamos a maior franquia de arroz e feijão ao invés de consumir hambúrgueres.

·         Marketing one-to-one
o   Invista no relacionamento com o cliente. O marketing one-to-one é a melhor estratégia. Personalize a abordagem do seu cliente. Trace uma estratégia para atender as necessidades dele. A comunicação se torna mais eficaz quando é direcionada. O cliente quer ser único. 

·         A Internet é sua parceira
o   A Internet está aí pra lhe ajudar nas estratégias de marketing. O Twitter, Orkut, Google, Blog, FB e outras ferramentas estão aí para aproximar você do cliente. Nunca foi tão fácil obter informações, conversar com o cliente e analisar a concorrência. O cliente espera que levemos coisas novas, o que o mercado pratica e que ele não viu.

·         Atenção aos detalhes
o    Muitos profissionais pecam por não dar importância aos detalhes.  Um e-mail com erro de português,  falar ao celular durante um almoço com um  executivo, nada passa desapercebido pelo cliente. Cuidado.

·         Por que o cliente deve ser bem atendido?
o   É o cliente que paga seu salário e realiza seus sonhos .Precisa de mais algum motivo para tratá-lo bem? Sem esse tal “cliente” não existiriam empresas, empregos e oportunidades. Reverencie seu cliente! Não fale mal dele pela agência ou para seu colega! Não pega bem. Aliás, não pega bem ser visto como um “reclamão” de tudo.



“Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado”. (Bill Gates)

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. (Winston Churchill)

“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.” (Henry Ford)


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