quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como proceder no LinkedIn


 
1. Complete seu perfil.
De acordo com o LinkedIn, você tem 40X mais chance de receber oportunidades, se seu perfil estiver completo. Um perfil completo inclui seu trabalho atual e dois empregos anteriores, sua formação acadêmica, um resumo do perfil, foto do seu perfil, suas especialidades e pelo menos três recomendações. Seu resumo do perfil deve destacar as suas paixões, interesses e sua personalidade. Sua experiência profissional destaca-se a ações específicas e os impactos obtidos. Muitas pessoas cometem o erro de escrever a sua experiência como uma recitação de tarefas. Mostre a sua melhor “face”, evitando a autopromoção – não precisa utilizar chavões como “perfil de liderança, proativo”. Os seus resultados atestam isso muito melhor do que você mesmo. Eu não costumo aceitar convites de conexão de perfis que não estejam minimamente elaborados, porque não sou “colecionador de contatos”. Por isso, invista tempo e energia em elaborar o seu perfil com informações relevantes.
2. Construa a sua rede
Concentre-se em amigos e colegas que o conhecem bem. Não há prêmio para acumular a maior parte das conexões. Suas conexões devem ser pessoas que estariam dispostos a dar credibilidade ao apresentá-lo a outros em sua rede. Para isso, eles devem conhecê-lo bem o suficiente. Aqui está outra razão para ter cuidado com quem você convida para sua rede. Suas conexões podem também pedir-lhe que as apresente a outras pessoas de sua rede. Não adianta nada ter 2.000 contatos, se apenas 10 deles têm algum tipo de sinergia com você. Isso não é networking, isso é ser franco-atirador.
3. Junte-se ao seu público-alvo
Por quê? Haverá pessoas que estão lá fazendo o que você quer fazer. Participe das discussões. Fazer essas coisas lhe permitirá conhecer pessoas que podem aumentar o seu trabalho ou conhecimento do setor, dar-lhe feedback sobre a sua procura de emprego, ou mesmo se aproximar de você sobre um emprego potencial. Para que alguém lhe ajude, eles precisam sentir que vale a pena ou porque realmente gostam de você. Se você está ali apenas para tirar algo do grupo, você não vai encontrar muitos dispostos a ajudá-lo.
4. Participe de Grupos pertinentes no LinkedIn.
O conteúdo destes grupos é bastante limitado, mas ser o membro de um é valioso porque você pode enviar convites a conexões ou mensagens a outros membros do grupo que de outra forma não poderiam se envolver.
5. Pesquisa Empregos LinkedIn.
Quando você procura Empregos por título da empresa ou de trabalho, você pode ver quais dos seus contatos estão na empresa ou conhecer a pessoa que publicou o trabalho. Aproveitar essas conexões para ajudar você a ter uma oportunidade.
6. Busca de conexões com empresas visadas.
Você irá aumentar dramaticamente suas chances de uma entrevista ou impressão inicial favorável se você começar uma conexão com um recrutador ou gerente de contratação de alguém que confia. Faça uma busca por pessoas que podem fazer essa conexão, introduzindo o nome da empresa. Vamos dizer que eu estou interessado em trabalhar para a Apple. Minha pesquisa sobre a Apple irá gerar pessoas em minha rede que trabalham ou trabalharam na Apple. Você pode, de fato, ser capaz de pedir um contato de 1 º grau (alguém com quem eu estou conectado no LinkedIn) para uma apresentação pessoal ou recomendação para o gerente de contratação. Alternativamente, esta pessoa pode ser uma grande fonte de informações sobre a empresa ou indústria, que vai me ajudar a distinguir-me na entrevista. Para uma conexão de 2 º grau (uma ligação de uma das minhas ligações), vá para o seu perfil e se parecer relevante, contate-o para uma conexão.
7. Faça contato direto.
Depois de identificar as pessoas através do LinkedIn que podem ser úteis, é importante que você tenha o direito de perguntar. Na maioria dos casos, pedir um emprego ou uma entrevista não é o direito de perguntar. A maioria das pessoas não pode te ajudar com o que pode ser o seu principal objetivo, mas eles ainda podem ajudar com informações, feedback, apresentações e muito mais.
8. Mostre que você está procurando.
Todo mundo é uma ligação de trabalho potencial, mas eles não podem ajudar, se eles não sabem que você está procurando. Use o campo de atualização para indicar que você está procurando um emprego ou outra informação.
9. Demonstrar seus conhecimentos por meio de respostas LinkedIn.
No LinkedIn Answers você pode perguntar e responder a perguntas sobre tópicos específicos de negócios. As pessoas que lerem suas respostas e estiverem impressionados com a sua visão podem ter interesse por você, isso aumenta sua credibilidade e visibilidade dentro da rede.
10. Otimizando seu perfil.
Ao preencher seu perfil e experiências, coloque as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado, sincronize o seu blog com o seu perfil do LinkedIn, consiga recomendações de quem já trabalhou com você ou de quem foi seu cliente. Isso conta muito na hora de uma contratação ou pesquisa. Todo este preenchimento de perfil no LinkedIn leva tempo e não precisa ser feito de uma vez só. Como tudo na internet, a rede exige pró-atividade e tempo para conquistar emprego bacana, negócios, fontes. E aprender a usar qualquer ferramenta demanda tempo de uso, paciência e conhecimento. Usar todo o potencial do LinkedIn, porém, requer conhecer o site e seu potencial, indo além de criar um cadastro.
11. Responda a todas as mensagens que receber.
Nem que seja uma vez por semana, responda a todos os convites e mensagens que receber. Além da óbvia boa educação, isso demonstra que você está ativo na rede e não é “mais um”. Seja seletivo com os convites que receber, e se for para recusar algum, procure justificar, com respeito.
12. Não faça do seu perfil um “Outdoor”.
Não utilize a rede para mandar mensagens comerciais – é uma gafe imperdoável. Verifique o perfil do profissional para ver a qual abordagem ele está aberto e atenha-se ao que ele quer receber de você. Você pode ofertar serviços, especialmente de RH que é o tema da rede, desde que feito de forma pessoal e elegante, nunca em forma “coletiva”.
13. Cuidado com o conteúdo em outras redes.
Cuidado com as ferramentas de compartilhamento tipo Twitter e BlogLink. Às vezes você esquece que ativou o twitter para aparecer no Linkedin e o Bloglink para captar artigos do seu blog – e o resultado é que mensagens de cunho muito pessoal acabam aparecendo nos “updates”. O ideal é utilizar a internet como se fosse “a viva voz” ou seja, só escreva o que você diria a viva voz e em em público. Caso contrário, você se expõe e dá um tiro no pé. Portanto, CUIDADO!
14. Sem “Chorumelas”.
Por favor, não utilize os Grupos do Linkedin para “chorar as pitangas” da sua busca por trabalho ou mesmo para falar mal do mercado. É uma “queimada total de filme” – apresente-se de forma positiva, sempre de cabeça erguida diante dos outros membros do Grupo, contribuindo com informações relevantes, compartilhando dicas sobre carreira e fazendo networking de qualidade. É para isso que a rede social Linkedin foi criada – para ser uma vitrine de profissionais de excelente nível, que podem ser encontrados pelas empresas e por profissionais de RH e com isso alavancar a sua carreira, intercambiando informações de qualidade. Você pode e deve aproveitar essa oportunidade com inteligência e sabedoria.


FONTE: Artigo Produzido por Célia Spangher, Coach da Maxim Consultores Associados - Editado pela Equipe Elancers.

 

 

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