terça-feira, 21 de abril de 2015

5 análises para organizar sua vida e atingir seus objetivos

5 análises para organizar sua vida e atingir seus objetivos
Utilize as técnicas do mundo dos negócios para atingir seus propósitos profissionais
Por Marcelo Nakagawa
Boa parte das pessoas já conhece essas análises consagradas, muito utilizadas para o planejamento de negócios. Mas o que elas não sabem é que esses sistemas também podem ser facilmente aplicados para que as pessoas organizem suas ações e consigam atingir seus objetivos de vida.
Quantas vezes já ouviu falar da Análise SWOT? E quantas vezes já a aplicou a si mesmo(a)? Por que não agora? Vamos pensar nos seus objetivos profissionais. Quais são seus pontos fortes na sua função? E seus pontos a melhorar? Aproveite e faça uma pesquisa com seus colegas de trabalho sobre essas duas questões. Descobertos seus pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades e ameaças para avançar até o próximo estágio na sua carreira? Para ter uma análise SWOT pessoal mais abrangente, consulte também seu chefe (se tiver um), seus amigos, seus mentores e especialistas de carreiras. Lembre-se de que todos nós temos pontos fortes e fracos, e ao longo do caminho encontramos oportunidades e ameaças. E que isso vai mudando com o tempo e o contexto em que estamos inseridos. Portanto, você não tem nada a perder. Só a ganhar com uma Análise SWOT periódica.
quadro (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante: será que você está fazendo o que, de fato, nasceu para fazer? Avalie se o que faz profissionalmente agora está na intersecção de três universos: aquilo que você gosta tanto de fazer que até parece um hobby; aquilo que você realmente tem conhecimento e habilidades para realizar muito bem; e aquilo que o mercado remunera razoavelmente bem.
. (Foto: Divulgação)
Se você está na intersecção da Análise ICM (Interesse, Conhecimento, Mercado), então também está no topo da Pirâmide de Maslow. Mas, se não estiver plenamente realizado, em qual nível está agora? Alguns têm um trabalho que só traz o sustento, por exemplo... Sua prioridade é levar sua carreira para o próximo. Mas os melhores profissionais nunca, absolutamente nunca estarão plenamente realizados. O último estágio da Pirâmide de Maslow está em constante evolução para pessoas assim.
l (Foto: Divulgação)
A Análise BCG é especialmente importante para as pessoas que crescem continuamente na carreira. Mesmo a sua atuação profissional esteja no quadrante do abacaxi (ou do cachorro, na versão original em inglês), ainda assim você tem a chance de planejar o que deve fazer para migrar para o próximo - e melhor - quadrante.
.. (Foto: Divulgação)
Por fim, o Diagrama de Ishikawa é a análise que servirá para organizar suas ações e guiá-lo(a) para que atinja seus objetivos profissionais e faça sua estrela brilhar!
... (Foto: Divulgação)


Terminou o Ishikawa? Valide seu planejamento com outras pessoas que podem orientá-lo(a)! Depois, coloque seu plano em ação. Não seja você sua principal ameaça na Análise SWOT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário