terça-feira, 21 de abril de 2015

A baixa confiabilidade do ser humano

A baixa confiabilidade do ser humano
Por Samuel Paz
Temos presenciado em vários meios de comunicação, relatos de escândalos, erros, falhas generalizadas, fraudes, desvios e atos de corrupção praticados por pessoas, onde fica evidente a baixa confiabilidade do ser humano, principalmente em cargos de confiança nas empresas.
Afinal, o que se pode fazer para aumentar a confiabilidade do ser humano?
Estudiosos do comportamento humano relatam infinitos e complexos fatores que tornam o ser humano de baixa confiabilidade, tais como: fatores ambientais e estruturais das empresas; fatores de formação; fatores culturais e, por fim, os fatores psicológicos.
A baixa confiabilidade das pessoas há muito tempo vem preocupando e acarretando perdas e prejuízos, além de transtornos e desastres muitos desses irreparáveis às organizações.
Mas, o que se pode fazer para prevenir ou minimizar esta situação?
Ainda de acordo com os mesmos especialistas comportamentais, a baixa confiabilidade do ser humano é uma consequência da somatória de vários fatores que levam o indivíduo a cometer um erro, uma falha ou desvio, ocasionando assim uma situação de nível muitas vezes vexatória.
Estamos em uma época, onde as situações acima expostas são apresentadas diariamente na mídia, relatando atos de desvios, fraudes e corrupção cometidos por seres humanos, envolvendo instituições de elevado valor moral, que para muitos jamais estaria relacionada a tais escândalos.
Isto vem provar a baixa confiabilidade das pessoas, provocada por desvios de personalidade, mesmo em altos cargos executivos.
Elencaremos a seguir, algumas medidas preventivas, para serem aplicadas nas empresas, com o objetivo de melhorar a confiabilidade das pessoas.
1 - Fator Memória
É comprovado que pessoas sujeitas ao alto nível estresse estão mais sujeitas a cometer deslizes ou ter desvios de conduta, cometendo atos indesejáveis que vão de fraudes, irregularidades à corrupção sistemática. Portanto, revisar as situações de estresse dos executivos ou dos funcionários será de grande valor na prevenção desses acontecimentos.
2 - Motivação
As empresas devem revisar periodicamente, o ambiente motivacional de seus funcionários, em todos os níveis, principalmente aqueles em cargos de confiança. A motivação incorreta vem sendo apontada como uma das grandes causas da baixa confiabilidade das pessoas.
3 - Aptidões Física e Mental
O primeiro passo desse item será aumentar o rigor no processo de recrutamento e seleção, visando adequar perfil e pessoa na melhor sintonia possível com a missão da empresa, o que aumentará a confiabilidade do funcionário.
4 - Informações Claras
Desenvolver normas, regras e procedimentos escritos de modo claro e de fácil compreensão, objetivando não deixar lacunas pelas quais as pessoas possam cometer os erros e falhas. Aqui, cabe promover revisão periódica dessas informações escritas, atualizando-as se necessário.
5 - Conhecimento
Dar conhecimento a todos os envolvidos, das normas, das regras e dos procedimentos internos escritos: "Do que fazer"; "Como fazer"; "Quando Fazer" e "Para que Fazer", tornando assim ao conhecimento de todos, o real objetivo das atividades.
6 - Transparência
Promover a divulgação para quem de direito houver, de todas as informações relevantes das atividades internas, através de relatórios semanais, quinzenais, mensais, semestrais ou anuais. Assim procedendo, através da transparência dos atos e das ações praticadas por seus funcionários, minimizaremos as possibilidades de ocorrências de fraudes, desvios, erros, falhas e até atos de corrupção nas organizações. E por fim, praticando essas orientações aumentaremos a confiabilidade do ser humano.
Boa sorte!

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