terça-feira, 17 de maio de 2011

Cargos, áreas de atividade, formação acadêmica

Building Ventures in Latin America é um curso internacional para executivos e empreendedores na América Latina, oferecido pelo Insper e idealizado por professores da Harvard Business School. Com o método de cases, traz a realidade e os desafios de criar e estruturar negócios; aborda temas ligados a estratégia, planejamento e operação. Informações pelo site http://hotsite.insper.edu.br/bvla.   OESO 8/5/11

CFOs - Estudo realizado por KPMG e CFO Research Services com pesquisa entre 450 profissionais de empresas de todo o mundo, de áreas de produção, serviços financeiros, produtos químicos, energia, utilidades, bens de consumo, etc., aponta mudanças no papel dos diretores financeiros, em consequência das recentes crises financeiras mundiais e das operações de fusões e aquisições. Além de ter de entender de práticas contábeis, impostos, governança corporativa, controles internos e de ter facilidade de se relacionar e entender o setor de atuação da empresa, os executivos têm de lidar com organizações mais complexas e precisam orientar outros profissionais de nível sênior quanto às implicações dessa complexidade para a rentabilidade das empresas.  Esses executivos apontam como uma das principais dificuldades as questões tecnológicas porque os sistemas não evoluem na rapidez necessária para atender as mudanças nas empresas. A pesquisa também deixa claro que os departamentos financeiros precisam mudar sua cultura para corresponder às novas demandas -- tornar-se mais ágeis e bem alinhados com a estratégia de crescimento da companhia.. No Brasil, segundo a KPMG, há outras questões complexas, e são dadas como exemplo as questões tributárias.  BR.Ec 10/3/11

Fundação Dom Cabral, excelente escola de negócios; e Insper e FIA também se destacam - A mineira FDC de Nova Lima-MG alcançou posições de destaque no Ranking de Educação Executiva 2011 divulgado pelo jornal inglês Financial Times. Obteve a 3ª posição entre as melhores escolas de cursos personalizados; nos programas fechados, desenvolvidos para necessidades específicas de empresas, ultrapassou centros de grande renome como Harvard-EUA, Inséad-França e Esad-Espanha; no ano passado, a FDC havia ocupado o 8º lugar.  Em programas abertos caiu uma posição, para a 10ª. Mas na combinação das duas linhas, de programas abertos e de programas customizados, a FDC subiu da 6ª para a 5ª posição entre as mais importantes escolas de negócios do mundo Outras escolas brasileiras figuram entre as 50 maiores na lista do FT. O Insper  é o 24º nos cursos fechados e o 30º nos abertos e, no ranking combinado, o 25º. E a FIA ficou em 25º lugar nos abertos e no 39º nos fechados, e no combinado, em 29º lugar.  OESP 10/5/11

Gestores de Marcas - Profissionais especializados em branding tornaram-se alvo de empresas de todos os setores, para garantir a sobrevivência do negócio no longo prazo, o que exige estratégias relacionadas a reposicionamento e gerenciamento de marca.  A carreira existe no Brasil há pouco mais de 10 anos, área já conhecida na indústria de bens de consumo que agora ganha força nos segmentos financeiro e de serviços. As estruturas variam de empresa para empresa. Na  Droga Raia, há uma área de comunicação institucional que engloba todos os projetos relacionados à marca, em parcerias  com áreas como marketing e RH. A equipe de executivos que coordena o trabalho forma um comitê e debate, além dos assuntos relativos à marca, temas como sustentabilidade e comunicação. No Santander há um vice-presidente de marca, marketing, comunicação e interatividade e a multidisciplinaridade é uma das características da área, diretamente ligada ao principal executivo. Tem equipe de 40 pessoas dedicadas à diretoria de gestão da marca e conhecimento, profissionais de procedências diversas como pesquisas e operações, que precisam conhecer a fundo o negócio, ter visão abrangente e perfil comercial e inovador.   V.Ec 13/5/11

Mestrado profissional em Gestão Ambiental na Ufscar de Sorocaba-SP, interdisciplinar, com atividades e trabalhos técnico-científicos especializados em Meio Ambiente. Direcionado a técnicos e gestores da esfera pública e a profissionais ligados à conservação e manejo de recursos naturais.  Informações (15) 3229-5924.  OESP 8/5/11

Negócio próprio
Franquias -- Duas franquias espanholas planejam desembarcar no Brasil em 2012: A Telepizza, que tem 1300 restaurantes no mundo e faturamento de € 500 MI; e a KA Internacional, varejista de móveis e artigos de decoração com 350 lojas em 46 países e receita de € 110 MI; ambas querem encontrar um sócio brasileiro experiente. A Telepizza pensa em uma joint venture com um grupo local e São Paulo é uma das cidades em que pensa atuar em 2012. Já a KA Internacional tem preferência por um parceiro da indústria de móveis e está interessada em cidades como São Paulo, Rio e Salvador; seu jeito de trabalhar não é apenas vender móveis, quer entrar na residência do cliente para desenvolver um projeto completo de decoração. E uma 3ª franquia, a portuguesa Loja do Condomínio - LDC, com 800 unidades em Portugal e 40 na Espanha -especializada em administração de edifícios residenciais e comerciais, deve inaugurar sua 1ª unidade em São Paulo em 2012; busca um máster-franqueado e em 3 ou 4 anos estima chegar a 150 franquias.   BR.Ec 12/5/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário