segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como usar o LinkedIn para buscar emprego

Como usar o LinkedIn para buscar emprego
Participe de grupos de discussão e procure empresas na rede para tentar uma oportunidade profissional na internet

As redes sociais representam, cada vez mais, uma ferramenta importante para profissionais que estão em busca de trabalho e para empregadores na caça de mão-de-obra qualificada.
Servem como aliado do candidato para chamar a atenção das empresas na tentativa de obter uma recolocação e, mais do que isso, facilitam o acesso a oportunidades de carreira que antes estavam escondidas, longe do conhecimento da maioria das pessoas à procura de oportunidades de emprego.
O LinkedIn, rede social voltada especificamente para relacionamento profissional, é uma das principais opções para os candidatos.  No entanto, não basta apenas abrir uma conta, é preciso saber aproveitar o que de melhor ela pode oferecer.
Gerenciar adequadamente as configurações do perfil é fundamental e faz toda a diferença para que as empresas consigam localizá-lo, conforme explica a consultora do LinkedIn, Danielle Restivo.
“Seu perfil no LinkedIn é uma das maneiras em que potenciais empregadores podem achá-lo. Uma das dicas é aumentar as chances do seu nome aparecer no topo dos resultados de busca da internet. Para tanto, é preciso personalizar a URL do seu perfil, colocando o primeiro nome e o sobrenome juntos, como uma palavra. Por exemplo, LucasMarchesini”, recomenda.
Segundo ela, também é importante que o perfil público do usuário do LinkedIn esteja visível para todos. “É possível se certificar disso, bem como fazer alterações na opção ‘Configurações’, posicionando o cursor sobre o nome, à direita no topo da página inicial”, explica.
Participar de grupos de discussão, também é muito útil. Além de verificar oportunidades, é possível trocar informações com outros profissionais.
Confira, a seguir, outras cinco dicas elaboradas pela consultora do LinkedIn:
1 - Destaque suas qualidades profissionais
Certifique-se de preencher as seções de resumo e experiência do seu perfil. Pessoas com pelo menos uma experiência profissional relatada têm 12 vezes mais chances de serem vistas para potenciais oportunidades.
Inclua palavras-chave e frases que os empregadores possam procurar na descrição do seu perfil.
Adicione habilidades e não se esqueça de inserir uma foto. Profissionais com foto têm sete vezes mais chances de serem vistos. E receba recomendações de pelo menos três pessoas, como parte da conclusão do seu perfil.
2 - Esteja aberto a oportunidades
Dentro de “Configurações”, vá em “Preferências de e-mail”, depois em “Selecionar os tipos de mensagem que você gostaria de receber” e se certifique que indicou que está interessado em “Oportunidades de carreira”, em “Consultas de emprego” e que gostaria de receber “Apresentações, InMail e mensagens da rede OpenLink” de outros membros do LinkedIn, de forma que eles possam entrar em contato com você sobre potenciais oportunidades. O seu e-mail e número de telefone estão disponíveis somente para seus contatos.
3 - Torne-se um seguidor
A seção “Empresas” permite seguir companhias em que está interessado. Quando você segue uma empresa no LinkedIn, fica por dentro de suas novidades, como novas contratações, promoções, mudanças na companhia e até mesmo oportunidades de trabalho. Siga companhias em que adoraria trabalhar e você começará a ver essas atualizações na sua homepage, quando acessar o LinkedIn.
Para tanto, clique em “Empresas”, no topo da página, e digite o nome da companhia, palavras-chave ou setor em que está interessado. Quando você encontrar a empresa, ao passar o cursor sobre a opção, aparecerá do lado direito “Seguir empresa”. É só assinalar.
Enquanto estiver na página da companhia, você também estará apto a ver se alguém da sua rede de contatos trabalha na empresa ou se conhece alguém de lá.
4 - Mantenha-se ativo
Há muitas coisas que você pode fazer no LinkedIn que o ajuda na busca por um emprego. Usar a rede de forma bem-sucedida é ser proativo. É importante construir um perfil no LinkedIn e garantir que você está conectado a pelo menos 50 pessoas conhecidas e de confiança. Porém, se você apenas visita o site para responder a mensagens ou pedidos de conexão, então está perdendo tudo o que a rede pode oferecer.
Relacione-se com recrutadores e responsáveis pelas contratações na sua área de atuação, para que seja facilmente lembrado quando ótimas oportunidades surgirem nas mesas deles. Você pode fazer isso por meio da “Pesquisa Avançada de Pessoas”, pelo assunto “recrutador” ou “gerente de RH”, ou ainda por outros cargos relacionados, além de poder restringir a busca pela área de atuação. Eis o link direto para esse tipo de busca: www.linkedin.com/search?trk=advsrch.
5 – Informe seus contatos confiáveis que está à procura de trabalho
Deixe que sua rede seja seus olhos e ouvidos. Alerte seus contatos por meio de atualizações de status periódicas ou envie recados para antigos colegas de trabalho e chefes em quem confia, com mensagens personalizadas, avisando-os sobre quais os tipos de cargos lhe interessam. Tenha em mente que seus contatos só podem ajudá-lo a conseguir um emprego se você disser a eles o que você procura.
Exame.com

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