quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cargos, áreas de atividade, formação acadêmica


Advocacia – Arbitragem –A próxima aprovação da MP 517 abre espaço para a consolidação das cláusulas de arbitragem em contratos de concessões públicas ou sujeitas a PPPs. Cria-se regime especial de contratações para os projetos ligados à Copa-2014 e à Olimpíada-2016, flexibilizando o processo para acelerar a execução das obras. Podem daí resultar litígios entre as empresas privadas e a administração pública que poderão levar mais de 10 anos para ser resolvidos na justiça e acarretar perda financeira para o Estado e para as empresas contratadas. No âmbito da arbitragem questões complexas podem durar até dois anos, e na justiça comum, as causas podem chegar a 15 anos. Escritórios de advocacia ganharão novos nichos de atuação podendo atuar como advogados do parceiro privado, auxiliares do poder público, árbitros ou mesmo consultores para dar pareceres e opiniões.  
Advocacia - Profissionais de Direito do setor público em bancas -- Escritórios de advocacia estão em busca de profissionais com experiência na administração pública pelo conhecimento acumulado em repartições e no trabalho com normas regulatórios para dinamizar compras, fusões e aquisições e fechamento de contratos. Os grandes projetos que envolvem empresas públicas e da iniciativa privada nas áreas de infraestrutura e exploração da camada do pré-sal, obras do PAC para a Copa-2014 e a OIimpíada-2016. Esses executivos darão apoio em projetos, atuarão em processos de tributação internacional, atendendo demandas de clientes que operam em diversos segmentos. São características importantes as habilidades de gestão e de dar solução rápida a problemas propostos. O profissional de direito que quer atuar no setor privado precisa ter habilidade de negociação, visão empresarial, foco em resultados e êxito em demandas administrativas e judiciais; saber atender empresas estrangeiras com pouco conhecimento do ambiente de negócios brasileiro, ter embasamento regulatório e familiaridade com as áreas de atuação dos clientes; gerar e concluir negócios sem descuidar das preocupações legais e comerciais.  V.Ec 23/5/11
Cargos inusitados para novas demandas -- Novas demandas de clientes e consumidores têm criado cargos com funções incomuns e idéias inusitadas rendem contratos de trabalho. Idéias às vezes consideradas malucas podem transformar-se em oportunidades de trabalho e cargos considerados não convencionais têm surgido em empresas. Imaginar situações absurdas que gerem repercussão para campanhas dos clientes de uma agência, testar jogos para outra agência, verificar a possibilidade de interação com redes sociais são exemplos. São perfis profissionais que exigem formação em web design, conhecimento de programação, facilidade de comunicação interpessoal com os públicos interno e externo, raciocínio analítico, inglês fluente, experiência em animação, entre outros atributos. Cargos são criados para análise de redes sociais, monitoramento de mercado, e podem envolver desde reclamações de produto até a repercussão política de um assunto. Não é um cargo apenas de coleta de dados, mas visa transformar informações em conteúdo direcionado, interação inteligente com o público-alvo e até determinar estratégias em projetos. São cargos que deverão fazer parte da rotina de empresas mesmo de setores mais tradicionais em que há constante preocupação com o cliente final.  BR.Ec 25/5/11

Negócio próprio

Escolas de idiomas – O significativo crescimento do interesse no aprendizado de idiomas, frente ao aquecimento da economia e os próximos eventos esportivos no País, estão levando empresários a aumentar o número de franquias e unidades escolares, principalmente nas 12 cidades-sede da Copa-2014. Dados da ABF indicam evolução de 7,2% do segmento em 2010, frente a 5,3% no ano anterior. O Grupo Multi (bandeiras Wizard, Yágizi e Microlins, faturamento R$ 2,3 BI em 2010) prevê a abertura de mais 300 escolas no Brasil este ano. A Fundação Richard H. Fisk (marcas Fisk e PBF) vem crescendo 10% /ano e prevê alta de 20%-25% em 2011 com o lançamento do curso May I help you? No segundo semestre. a CNA mapeou 214 cidades com potencial para a abertura de escolas; 480 unidades da rede faturaram R$ 553 MI em 2009 e R$ 600 MI em 2010, quando o número de franquias chegou a 580.  BR.Ec 26/5/11
Fundo de capital de risco para empresas inovadoras -- Investidores brasileiros criaram fundo de capital de risco para aplicar em empresas inovadoras com alto potencial de crescimento, o Fundo Pitanga: são eles os fundadores da Natura (Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos) e os banqueiros Pedro Moreira Salles do Itaú Unibanco e Fernão e Cândido Bracher do Itaú BBA. O fundo será gerido por Fernando Reinach (ex-diretor executivo da Votorantim Novos Negócios) e Eduardo Vassimon (ex- vice-presidente do Itaú BBA). A empresa, já constituída, aguarda aval da CVM para começar a operar e a ideia é iniciar os investimentos no segundo semestre. As empresas investidas podem estar em estágio bem inicial, ainda em forma de ideia de produto ou serviço, mesmo sem modelo de negócio definido.  OESP 26/5/11
Solitários - Público na mira de novos negócios -- Moram sozinhos, em 2020 devem ser 18 MI de pessoas e são alvo de boas oportunidades de negócios. Agora são 6,9 MI, e pesquisa do instituto Market Analysis aponta mudanças significativas no perfil desses consumidores entre dados levantados em 2008 e agora. Antes devoradores de fast food, hoje têm interesse maior pela alimentação saudável e se preocupam mais com a saúde. O consumidor que mora sozinho é predominantemente feminino e o maior grupo é de mulheres da faixa dos 45 anos; são mais velhos, com 8 anos a mais em relação aos que moram acompanhados e, em sua maior parte, aposentados, profissionais liberais ou donos do próprio negócio. Têm renda média 4,5 vezes maior que a de lares com duas ou mais pessoas e não se importam de gastar mias, além de serem mais exigentes. O nicho pode apresentar boas oportunidades de negócios mas é preciso conhecer o mercado-alvo e analisar a relação custo/benefícios em suas compras, com muita pesquisa e estratégia clara para esse público. Idéias para possíveis negócios: alimentação, lazer, fitness, serviços para mulheres, finanças.  OESP 22/5/11

Fonte: http://www.mariaca.com.br/

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