quinta-feira, 22 de março de 2012

Como negociar seu salário

algumas sugestões que vão ajuda-lo ao abordar esse assunto no seu trabalho.
 1 – Observe a situação da empresa: Se ela acabou de fazer um corte de funcionários para enxugar despesas, talvez valha a pena você aguardar um pouco.
 2 – Perceba a sua situação: Se você está sendo bem avaliado, se está conseguindo cumprir as metas, é importante que você se sinta confiante a respeito do trabalho que está realizando.
3 – Pesquise o mercado: Busque dados objetivos. Saiba qual é o salário que está sendo pago para alguém com o seu cargo e como está a oferta de vagas. É importante que você se sinta confortável a respeito do aumento que irá negociar.
4 – Momento da negociação: Feitas as avaliações acima sugeridas, busque um momento em que possa conversar com o seu chefe da maneira mais tranqüila possível.
 5 - Lembre-se, vocês vão apenas negociar o seu salário: Valorize a empresa e o quanto gosta de trabalhar lá.  Isto ajuda a focar a questão. O problema não é a empresa, nem o trabalho. A questão é somente o salário.
6 – Não utilize blefes: Algumas pessoas, neste momento, blefam, dizendo que foram selecionadas por outra empresa. Não acredito que esse seja um bom caminho. Pois além de criar uma mentira, você ainda corre o risco de realmente ser afastado.
Cuidado para não cometer dois erros clássicos:
-       Falar sobre suas despesas pessoais : o colaborador, não deve usar como argumento para um possível aumento de salário, as suas despesas pessoais. O seu chefe não  é responsável pela sua vida pessoal.
-       Comparar com o salário de seu colega: uma coisa é você fazer uma pesquisa de mercado e com dados objetivos, negociar um aumento para você. Outra, é pesquisar o quanto o seu colega ganha, e querer mostrar para o seu chefe o quanto ele está sendo injusto. Este tipo de conduta provavelmente irá gerar mal-estar e você não irá colher o resultado desejado.
O dinheiro é uma fonte de reconhecimento e de auto-estima, mas é importante que nesta hora você pense com objetividade. O que está sendo avaliado não é o seu valor como ser humano, mas sim o quanto o seu trabalho pode valer no mercado.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário