quarta-feira, 20 de julho de 2011

Geração Y



Começou ontem, na Bienal, a Expo Y, "o maior festival de cultura de negócios Y".
Serão três dias de muitos debates (não se fala palestra, Y detesta palestra), conversas, trocas de vivências. Entre profissionais de diferentes gerações, atuantes em diversos segmentos, pequenas e grandes empresas, enfim. Uma mistura muito legal, de gente legal, falando de um tema muito legal.

Afinal, o que é ser Y?

Muito se fala nessa geração, a turma dos jovens nascidos a partir de 1980 e, portanto, os nativos da Internet. São populosos e estima-se que, em 2014, estarão ocupando metade dos postos de trabalho no mercado. Convivem com outras 3 diferentes gerações (Veteranos, Baby Boomers e X) e, acreditem, tiram o sono de todas elas!
São filhos de pais ausentes, têm mais acesso à informação, exigentes, adeptos à mudança, abertos a diferentes experimentações, antenados, globalizados, questionadores. São impacientes, donos do seu nariz, empreendedores, querem ser reconhecidos em suas tribos, buscam transparência, desafios e crescimento rápido.

 

A geração Y quer tudo. E quer agora!

Por conta disso, enxerga-se no mercado uma grande dificuldade de entender esse público e, mais do que isso, atraí-los para uma empresa. Diferente das outras gerações, que eram muito fiéis ao seu trabalho, ao seu chefe e ao seu salário, o jovem Y é fiel aos seus valores, à sua qualidade de vida e, principalmente, aos desafios que vão lhe garantir exposição e sucesso.



O que a Geração Y está buscando?
Esses "terríveis, apressados e petulantes" jovens buscam compor a sua história. Querem se diferenciar, mas as vezes, se tornam igual aos amigos pois colam no que faz sucesso e vão atrás. Alguns têm sua personalidade muito bem definida. Outros ainda estão se descobrindo. Mas, a maioria dessa galera quer correr contra o tempo e chegar, em 3 a 5 anos, onde seus pais e avós levaram 20 ou 30 anos.

É uma geração que consome tudo ao mesmo tempo: roupa, apps, baladas, viagens, blogs e games. E consome de forma voraz, sem lógica e à seu modo. Por causa disso, deixam de se aprofundar, valorizam menos o esforço e não estão prontos para lidar com a frustração. Definitivamente, frustração não é uma palavra que compõe o repertório dessa Geração.

Eles querem um ambiente de trabalho bacana, a liderança por exemplo, a autonomia e valorizam muito a qualidade de vida. Precisam de espaço para criar, não ficam na caixa e estão sempre com um assunto ou um questionamento na ponta da língua para se expressarem. Acreditem, eles sabem (pelo menos por cima) de tudo que tá rolando por aí...

Valorizam



Meritocraria
Transparência
Flexibilidade
Inovação
Multitarefas

 




Y x Empresas

Para se ter uma idéia ( e refletir), um painel interativo na Expo y mostra dados do público que está no local. Uma das informações dizia que "10% do público aqui presente pertence a Geração Y". Isso mostra que as outras gerações é que estão indo se informar sobre esse novo público. E pode mostrar, também, o quanto o jovem acha que sabe de tudo e "desencana" de assistir um debate, afinal de contas, ele pode seguir pelo Twitter...
As empresas estão sofrendo. Algumas, já se adaptaram e amam tudo isso. É uma geração incrível, apesar dos pesares. É gente que quer fazer acontecer.
O difícil é reconhecer seus limites, dar tempo ao tempo. Para as empresas, o difícil é ATRAIR e RETER esses jovens - tão infiéis, impacientes e inovadores. Como tornar a sua empresa atrativa? Como ser mais interessante que o concorrente? Por que eles escolhem a outra empresa e não a sua?

O segredo para o sucesso, na verdade, não é segredo. ADAPTAÇÃO e FLEXIBILIDADE são as principais características que uma empresa precisa ter para reter esses jovens. Ser uma empresa parceira, possibilitar que os Y criem, inovem, ousem.
Sabe aquele lance de "pegar na mão" e falar: confio em você, estamos juntos e VAMOS? Aquilo que seu pai fazia quando você tinha medo de descer o escorregador? Pois é, o Y adora ter alguém que apoie e acredite na sua capacidade. Estando próximo dessa turma, fica fácil se tornar aliado e não inimigo. E aí, é só polir esse jovem, dar boas orientações pois, apesar de teimoso, versátil e ansioso, o Y é respeitador e veste mesmo a camisa da empresa - desde que ele acredite e se identifique com ela!

A geração que vem construindo, de forma acelerada, a sua identidade!


Fonte: http://maistogether.blogspot.com

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