terça-feira, 19 de julho de 2011

Reunião corporativa: você sabe causar uma boa impressão?

Representar a empresa para a qual você trabalha em uma reunião externa ou evento é uma tarefa de extrema responsabilidade. Entretanto esta oportunidade deve ser encarada como sinônimo de confiança. Isto é, a pessoa que está hierarquicamente acima do seu cargo, sabe reconhecer suas qualidades e acredita que você seja capaz de transmitir os valores empregados pela empresa.
 

Desta forma, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Atuar em nome da companhia é mais do que estar presente na reuniões e rodas de conversas formais. Representá-la é preocupar-se com o que se fala, como se fala, com quem se conversa, como você se porta e como você se veste.
A consultora de Recursos Humanos, Ana Carolina Guimarães, dá algumas dicas de como se portar nestas ocasiões, e ressalta: “O mais importante é que o representante se adeque ao perfil da empresa e do contexto em que está inserido. É claro que espera-se o mínimo de bom senso na vestimenta, vocabulário e postura. Mas não adianta ele colocar o melhor terno, e lapidar o discurso se for lidar com um perfil diferente. Há que se adequar, para que a comunicação corra no sentido positivo”.
Ganhando pontos positivos
A consultora Ana Carolina ressalta alguns pontos que para que você cause uma boa impressão, e não deixe seus concorrentes se sobressaírem:
Pontualidade: seja pontual em qualquer ocasião. Atrasos nunca são bem vindos, pois dão impressão de desleixo. Caso você se antecipe demais, fique nas redondezas, pois chegar muito cedo passa uma imagem de pessoa ansiosa.
Mantenha a postura: mesmo que o clima fique descontraído, mantenha  o raciocínio lógico. Não se deixe levar pelo clima amigável e informal, pois você pode não saber o limite entre o permitido e o atrevido.
Teste os equipamentos: antes de fazer qualquer apresentação, não esqueça de testar tudo o que precisa. Chegue alguns minutos antes e veja se o Slide Show, o computador, ou qualquer equipamento está funcionando. Veja se a sala de reuniões selecionada comporta o tipo de apresentação que pretende fazer.
Prepare argumentos: ao defender os interesses de sua empresa você certamente será testado e interrogado. Não deixe que estas questões o peguem de surpresa. Treine o discurso para pessoas próximas e peça para que elas o bombardeiem de perguntas.
Acredite no produto ou serviço que vende: só há uma maneira de saber se o motivo pelo qual você acorda todos os dias faz sentido ou não: testando! Teste os produtos/serviços que sua empresa fornece. Faça uma lista comparativa com os concorrentes; memorize os prós e rebata os contras. Acreditar naquilo que sua empresa faz é um dos requisitos para subir na escala hierárquica.
Seja objetivo e saiba ouvir: vá direto ao assunto; e não se exponha demais. Uma vez que você seja sucinto, seu cliente seguirá a mesma linha de apresentação, desta forma ficará mais fácil para que você compreenda suas necessidades.
Fique atento aos sinais
- Bocejo: se enquanto você estiver apresentando, alguém bocejar, fique atento, pois você não está sendo claro. Discursos longos e prolixos causam cansaço e desatenção.
Relógio: a mesma situação acontece quando as pessoas em volta da mesa começam a consultar o relógio.
Leitura Labial: recomenda-se o treino de leitura labial. Desta forma você saberá o que seus concorrentes falam de você enquanto estiver em outra roda de conversa.
Posição dos pés e tronco: se enquanto a pessoa se despede de você, apertando sua mão, ela mantém os pés ou o tronco virados para fora, ela não está prestando atenção, e está com pressa para sair dali.

Fonte: http://www.v2v.com.br/reuniao-corporativa-voce-sabe-causar-uma-boa-impressao-2/

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